Descrição: O nome é erradamente atribuído ao Chafariz gótico dos Séc XII/XIV, construido junto à calçada de acesso à cidade e o Vale de Atamarma, é uma interessante obra de arquitectura civil do gótico trecentista de silhares de cantaria e alvenaria de calcário.
Desta época medieval e relacionada com o abastecimento de água, poucos são os chafarizes existentes, sendo este um dos que melhor conservou as suas caracteristicas e inserção paisagística.
Situado na encosta do Vale de Gaião, foi construido tendo por suporte um trecho muralhado que descia das muralhas das Figueiras até ao Chafariz, protegendo assim os utilizadores do mesmo.
O Chafaziz das Figueiras, tem uma estrutura em alpendre, ameada de merlões pontiagudos, com abóboda de cruzaria, que protege uma bica (nicho em arco quebrado), que vem do próprio muro, um pequeno tanque sob o referido alpendre e um grande tanque anexo na lateral, provavelmente de outra época e com outros fins (lavagem de couros, roupa ou bebedouro de animais).
A estrutura alpendrada, assenta sobre três arcos quebrados que resultou da comparticipação do Rei e do Município, encontra-se valorizada pelos brasões de cadeado das armas reais e do Concelho.
As armas reais reportam-se a D. Dinis ou D. Afonso IV, com os escudetes laterais virados ao centro, as armas do Municipio tem grande perfeição, sendo o escudo ladeado por decoração floral entrelaçada.
Arquitectonicamente é uma Fonte Gótica, pelo tipo de abóboda, pela decoração floral dos seus capitéis, pela cachorrada (que limita a obra de cantaria da obra de alvenaria que encima o alpendre).
Grande parte das cantarias lavradas no Chafariz encontram-se sigladas com oito sinais de pedreiro (seis com caracteres alfabetiformes e dois com sinais mais arcaicos), demonstrando o cuidado posto na edificação pelos artífices como o interesse de estarem associados à obra superiormente patrocinada (Rei).
A fonte já foi diversas vezes restaurada, havendo notícia de uma campanha do Séc XVI e também nos anos 50 do Séc XX.
Localização: Calçada das Figueiras - Vale de Atamarma - EN114 - Santarém
Ano: Séc XIII/XIV
Sem comentários:
Enviar um comentário