Número total de visualizações de páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Chafariz 1870 ?

Descrição: Chafariz simples com uma inscrição em pedra oval com os dizeres: "Obras Publicas 1870" com uma bica a deitar para um bebedouro vedado com uma cerca de metal que não é de época.
Com pouco uso e desleixado pelas entidades competentes.

Localização: Largo do Chafariz - EN 3 - S. Pedro - Santarém

Ano: 1870

Classificação: Sem classificação








quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Chafariz da Junqueira ?

Descrição: Não encontrei qualquer referência ou informação referente a este Chafariz que tudo indica ser de 1835.
As suas bicas ainda funcionam, mas o estado de conservação é péssimo, bem como a área envolvente.
Se não é preservada a curto prazo, maiores danos terá, conforme as fotos documentam!

Localização: Calçada da Junqueira (estrada para as Omnias) - Santarém

Ano: 1835

Classificação: Sem classificação



















sábado, 16 de outubro de 2010

Fonte do Cravo

Descrição: Fonte com um pínaculo no seu topo, por debaixo do mesmo um brasão municipal e o ano de construção 1865, tem a pintura de um cravo e duas bicas que estão secas e bastante deterioradas pela corrosão, que deviam jorrar para um bebedoro em pedra.
Actualmente está em desuso pois não corre água das suas bicas.

Desconheço o nome e a história desta fonte pois não encontro informação turistica sobre a mesma, no entanto como tem uma pintura referente a um cravo, decidi dar-lhe este nome.
Se alguém souber algo sobre esta fonte pode-me contactar.

Localização: Rua Actriz Alda Rodrigues - EN 365 (junto de uma grande superfície comercial) Santarém

Ano: 1865

Classificação: Sem classificação








Chafariz das Figueiras

Descrição: O nome é erradamente atribuído ao Chafariz gótico dos Séc XII/XIV, construido junto à calçada de acesso à cidade e o Vale de Atamarma, é uma interessante obra de arquitectura civil do gótico trecentista de silhares de cantaria e alvenaria de calcário.
Desta época medieval e relacionada com o abastecimento de água, poucos são os chafarizes existentes, sendo este um dos que melhor conservou as suas caracteristicas e inserção paisagística.
Situado na encosta do Vale de Gaião, foi construido tendo por suporte um trecho muralhado que descia das muralhas das Figueiras até ao Chafariz, protegendo assim os utilizadores do mesmo.
O Chafaziz das Figueiras, tem uma estrutura em alpendre, ameada de merlões pontiagudos, com abóboda de cruzaria, que protege uma bica (nicho em arco quebrado), que vem do próprio muro, um pequeno tanque sob o referido alpendre e um grande tanque anexo na lateral, provavelmente de outra época e com outros fins (lavagem de couros, roupa ou bebedouro de animais).
A estrutura alpendrada, assenta sobre três arcos quebrados que resultou da comparticipação do Rei e do Município, encontra-se valorizada pelos brasões de cadeado das armas reais e do Concelho.
As armas reais reportam-se a D. Dinis ou D. Afonso IV, com os escudetes laterais virados ao centro, as armas do Municipio tem grande perfeição, sendo o escudo ladeado por decoração floral entrelaçada.
Arquitectonicamente é uma Fonte Gótica, pelo tipo de abóboda, pela decoração floral dos seus capitéis, pela cachorrada (que limita a obra de cantaria da obra de alvenaria que encima o alpendre).
Grande parte das cantarias lavradas no Chafariz encontram-se sigladas com oito sinais de pedreiro (seis com caracteres alfabetiformes e dois com sinais mais arcaicos), demonstrando o cuidado posto na edificação pelos artífices como o interesse de estarem associados à obra superiormente patrocinada (Rei).
A fonte já foi diversas vezes restaurada, havendo notícia de uma campanha do Séc XVI e também nos anos 50 do Séc XX.

Localização: Calçada das Figueiras - Vale de Atamarma - EN114 - Santarém

Ano: Séc XIII/XIV

Classificação: Monumento Nacional (16/06/1910)













terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fonte da 1 Bica

Descrição: Menos conhecida, a Fonte da 1 Bica, é composta por uma bica que jorra para um bebedouro e por uma coluna encimada por uma esfera armilar?
Restaurada em 1933 e as indicações: C.A.J.F de V.S que se presume ser Com o Apoio da Junta de Freguesia de Vale de Santarém.

Localização: Largo Visconde Almeida Garrett com a EN 3 - Vale de Santarém

Ano: Desconhecido (contudo o restauro foi em 1933, conforme indicação na mesma)

Classificação: Sem classificação


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fonte da Joaninha (ou das Três Bicas)

Descrição: Fonte com 3 bicas que jorram para três bebedouros, na frente do mesmo um bebedouro de maiores dimensões para os animais (em desuso, pois perto é a EN3 com bastante trânsito).
Tem quatro colunas e um alpendre em alvenaria aberto, sendo o painel de azulejo frontal alusivo à Joaninha dos Olhos Verdes, do Romance do Escritor Almeida Garett em "Viagens na Minha Terra", o mais interessante do conjunto.
Painel assinado por Mª Adelaide Santos (1940) e nas laterais dois pequenos paineis com as referências "CMS" - Câmara Municipal de Santarém e 1940, referente ao ano de construção. 

Localização: EN 3 com a Rua Luis Augusto Rebelo da Silva - Vale de Santarém

Ano: 1940

Classificação: Desconhecida